eletricidade
Primeiro leilão de reserva de capacidade pretende dar mais segurança ao sistema elétrico brasileiro.| Foto: Antônio More/Arquivo Gazeta do Povo

O primeiro leilão de reserva de capacidade do país será realizado nesta terça-feira (21) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O certame começa às 10 horas e visa a contratação de potência e energia elétrica de usinas termelétricas novas e existentes. Devem participar do leilão 132 projetos cadastrados, que somam 50.691 megawatts (MW) de potência.

O Ministério de Minas e Energia informou que o objetivo da iniciativa é garantir mais segurança ao sistema elétrico brasileiro através de fontes despacháveis, ou seja, de usinas que podem ser acionadas a qualquer momento, segundo o Valor Econômico. Está prevista também a contratação de energia elétrica na modalidade quantidade, associada à geração das usinas termelétricas que forem vencedoras nas negociações do produto capacidade, desde que respeitem o limite de inflexibilidade anual de até 30%. De acordo com a Aneel, todos os contratos decorrentes do leilão terão vigência de 15 anos.