Pix
A Aneel aprovou a realização de uma consulta pública para discutir o uso do Pix como opção para os consumidores pagarem a conta de luz.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (13) a realização de uma consulta pública para discutir o uso do Pix como opção para os consumidores pagarem a conta de luz. O objetivo da agência é regulamentar e garantir o acesso à ferramenta em todas as áreas de concessão do Brasil.

A consulta pública ficará disponível para receber contribuições da população a partir desta quarta-feira (14) até o dia 31 de outubro, informou o Estadão. Depois desse período, a diretoria da Aneel voltará a analisar o processo. Caso a proposta seja aprovada, as distribuidoras de energia terão 90 dias para implementar a iniciativa.

Hoje, não há uniformidade no uso do Pix como meio de pagamento pelas distribuidoras, pois algumas já aderiram e outras não. A área técnica da agência sugeriu que o Pix seja disponibilizado quando for solicitado pelos consumidores, em qualquer tipo de fatura, digital ou impressa, por meio de QR Code. A proposta ainda é preliminar e pode ser modificada com as contribuições recebidas durante a consulta pública.