Fraudes no saque do FGTS
| Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

Após baixa adesão na etapa anterior, a Caixa Econômica Federal reabriu o seu Programa de Demissão Voluntária (PDV). Os trabalhadores têm até o dia 11 para fazer a adesão. Quem aceitar, será desligado ainda neste ano e terá direito a receber benefício de 9,5 salários. Podem aderir ao programa funcionários já aposentados, mas que continuam trabalhando; prestes a se aposentar; com 15 ou mais anos de casa; ou que recebam adicional de incorporação.

O PDV anterior foi aberto pela Caixa em novembro. A expectativa era que 7,2 mil funcionários aderissem, mas somente 2,3 mil aceitaram as condições para a demissão voluntária, menos de um terço da estimativa, segundo a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). O banco não divulgou os dados. A federação criticou a decisão do banco de reabrir o PDV.

"A Caixa reabriu o PDV logo após o início de uma reestruturação, sem nenhum planejamento. O que parece é que o único intuito foi pressionar os empregados a aderirem ao plano, pois o banco não alcançou o objetivo de mais de sete mil adesões”, disse o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, em nota. Já a Caixa afirma que a reabertura atendeu a pleito dos próprios funcionários. "Em atendimento ao pleito dos próprios funcionários da empresa que possuem os requisitos e necessitam de mais tempo para tomada de decisão, a Caixa reabriu o programa nesta quarta-feira, com novo prazo de adesão”, informou o banco em nota.