Pix
Pix terá limite máximo de transferência de R$ 1 mil entre 20h e 6 horas.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central anunciou nesta sexta-feira (27) que promoverá algumas mudanças no sistema brasileiro de pagamentos instantâneo, o Pix, e em outros meios de pagamento com o objetivo de melhorar a segurança dos usuários. A partir de agora as transferências entre pessoas físicas terão um limite máximo permitido de R$ 1 mil no período durante a noite e madrugada (entre 20h e 6h). A regra valerá também para transferências intrabancárias, cartões de débito e liquidação de TEDs.

Outra alteração é a criação de um prazo de no mínimo de 24 horas e no máximo de 48 horas para a efetivação de pedido do usuário para aumento de limites de transações com meios de pagamento (TED, DOC, transferências intrabancárias, Pix, boleto e cartão de débito) feito por canal digital, impedindo assim o aumento imediato nos valores que podem ser transacionados em situações de risco.

As mudanças acontecem após um pedido das instituições bancárias com o objetivo de dificultar a prática de crimes como roubos, fraudes e sequestros. Bandidos têm utilizado a facilidade das transferências rápidas de dinheiro para aplicar golpes e cometer crimes. “O Banco Central e as instituições reguladas seguem trabalhando para implementar mecanismos adicionais de segurança o mais rápido possível, não somente no Pix, mas também aplicáveis a outros meios de pagamento digitais. O Pix continuará evoluindo para agregar novas funcionalidades e assim continuar entregando segurança e valor para a sociedade”, informou o Banco Central em nota.

Segundo o BC, as alterações devem ser efetivadas dentro de algumas semanas, para que haja tempo de implementação por parte dos bancos.