Arcabouço fiscal
Reunião dos ministros Fernando Haddad e Simone Tebet para apresentar detalhes do novo arcabouço fiscal a Lula será às 15h.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, e Simone Tebet, do Planejamento, vão apresentar o projeto completo do novo arcabouço fiscal nesta sexta (17) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A reunião será às 15h e terá a presença, ainda, do vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; de Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; e de Rui Costa, da Casa Civil.

"Ele [Lula] marcou depois de amanhã [sexta-feira], portanto, a reunião para que os detalhes sejam apresentados, já conversei com ele sobre o assunto", disse Haddad a jornalistas na quarta (15) na saída do Ministério da Fazenda.

A apresentação da versão final da nova regra fiscal é aguardada com ansiedade pelo mercado financeiro e vem sendo mantida em segredo por Haddad e Tebet, que só citaram linhas gerais em algumas declarações à imprensa nos últimos dias.

No começo desta semana, Haddad havia confirmado que tinha fechado o desenho do arcabouço fiscal aprovado pelas diferentes equipes da área econômica, e entregou o projeto a Lula num rápido encontro na terça. Questionado se já havia visto o texto em visita à Itaipu nesta quinta (16), o presidente disse que ainda não e que só tomaria conhecimento por completo nesta sexta (17).

A ministra Simone Tebet disse, na semana passada, que o desenho da nova regra fiscal vai “agradar a todos, inclusive o mercado” quando foi questionada sobre as linhas gerais do projeto.