Associação dos Profissionais dos Correios prevê “caos logístico” caso estatal seja fatiada
| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP) afirma que a ideia em estudo pelo governo de "fatiar” o setor postal e privatizar a estatal em blocos regionais causaria um "caos logístico". "Se for procedente, a informação demonstra mais uma vez os riscos que os brasileiros estão correndo com essa aventura desnecessária que o governo empreende por razões meramente ideológicas", diz a associação em nota. A modelagem em estudo foi revelada pela Gazeta do Povo.

Na visão da associação, o serviço postal é muito diferente de serviços como saneamento e aeroportos, que estão sendo concedidos à iniciativa privada no modelo em blocos, em que municípios e terminais rentáveis são leiloados juntos com cidades e aeroportos não rentáveis, respectivamente. "A ideia de território postal único num país é a prática dominante, inclusive nos poucos países em que os Correios foram privatizados. Ou seja, cogita-se de uma aventura sem precedentes, sem referências, que só pode levar os brasileiros a terem gravíssimos problemas de atendimento no serviço postal", afirma a ADCAP.

"Se mesmo nos casos em que a privatização se deu com um único operador assumindo o serviço postal, como em Portugal, a situação anda muito ruim, é fácil imaginar o que ocorrerá no Brasil com diversos operadores atuando em regiões diferentes, com transbordos de carga a serem controlados em nível de objeto, incluindo os objetos vindos do exterior etc. Um caos logístico previsível é, enfim, o que se pode vislumbrar num modelo assim", diz a associação, que é contra a privatização.