O IBC-Br é considerado uma espécie de “prévia” do PIB oficial, que é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE).
O IBC-Br é considerado uma espécie de “prévia” do PIB oficial, que é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE).| Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

A atividade econômica medida pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) avançou 0,34% em fevereiro, na comparação com o mês anterior, já feitos os ajustes sazonais. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (2).

Na comparação com fevereiro de 2021, houve alta de 0,66%. No acumulado de 12 meses, o crescimento da atividade econômica foi de 4,82%. O IBC-Br é considerado uma espécie de "prévia" do PIB oficial, que é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE).

A divulgação do IBC-Br, que deveria ter acontecido em abril, atrasou em razão da greve dos servidores do Banco Central. Nos últimos dias a apresentação de relatórios e estatísticas foi prejudicada por causa da paralisação, que deve ser retomada a partir desta terça-feira (3). Os servidores do Banco Central reivindicam 27% em reposição de perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos.