A substituição do trabalho braçal pelo maquinário obriga trabalhadores a se qualificarem para operar equipamentos
A substituição do trabalho braçal pelo maquinário obriga trabalhadores a se qualificarem para operar equipamentos| Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo

O número de estabelecimentos com tratores aumentou 50% em relação a 2006, segundo o Censo Agropecuário 2017, divulgado nesta sexta-feira (25), pelo IBGE. Durante esse período de 11 anos, o setor agropecuário perdeu cerca de 1,5 milhão de trabalhadores, em um processo de mecanização que alterou o perfil do trabalho no campo.

O levantamento indicou que o pessoal ocupado nos estabelecimentos agrícolas diminuiu 8,8%, indo de 16,6 milhões de pessoas em 2006 para 15,1 milhões em 2017. Esse número inclui a perda de 2,2 milhões de trabalhadores na agricultura familiar e aumento de 703 mil na agricultura não familiar.

Além de tratores, aumentou também o número de estabelecimentos com outras máquinas, como semeadeiras ou plantadeiras, colheitadeiras, adubadeiras ou distribuidoras de calcário. Cresceu, também, o uso de meios de transportes, como caminhões, motocicletas e aviões.