Sede do Banco Central do Brasil, em Brasília.
Sede do Banco Central do Brasil, em Brasília.| Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Menos de uma semana após ter sido indicado como novo relator do projeto de autonomia do Banco Central, o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) informou pelo Twitter que já entregou à Câmara um parecer favorável à aprovação do texto.

"Protocolei, na noite de ontem, o parecer prévio favorável à aprovação da autonomia do Banco Central. Entretanto, estou ouvindo os parlamentares, os técnicos do Governo Federal e do Banco Central. Vamos, ao final, aprovar o melhor relatório possível", afirmou o parlamentar em mensagem publicada na rede social.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), indicou Costa Filho para a relatoria no lugar do deputado Celso Maldaner (MDB-SC) - aliado de Baleia Rossi (MDB-SP), adversário na disputa pela presidência da Casa.

aprovada pelo Senado no ano passado, a autonomia operacional do BC - com mandatos fixos de quatro anos para o presidente e os diretores da instituição - é uma das prioridades da extensa agenda acertada entre Lira e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Também pelo Twitter, o presidente da Câmara afirmou que está marcada para a manhã de segunda-feira (08) uma reunião dele com o ministro Paulo Guedes, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto e o relator do projeto para tratar do tema.