Autoridades dos EUA pedem redesenho de componente do Boeing 737 Next-Generation
| Foto: Reprodução/Boeing

Autoridades federais de segurança dos Estados Unidos recomendaram nesta terça-feira (19) que a Boeing seja obrigada a redesenhar um componente-chave do seu Next-Generation 737 e que as companhias aéreas modernizem milhares de aviões como resultado de uma investigação sobre um incidente com morte na Southwest Airlines em abril do ano passado.

Segundo o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês), uma lâmina de uma das turbinas se quebrou durante o voo e destruiu parte da estrutura que abriga o motor fazendo com que uma trava de metal batesse contra o avião, arrebentando uma janela e levando a uma descompressão violenta do interior da aeronave. Como consequência, uma passageira morreu por causa de um traumatismo, após ter parte do corpo sugado para fora do avião.

O mecanismo de travamento fazia parte da estrutura geral da carcaça do motor do avião e desempenhou papel fundamental no incidente, segundo o NTSB. Em comunicado, a Boeing afirmou que "está comprometida em trabalhar em estreita colaboração com Administração Federal de Aviação, fabricantes de motores" e outros para atender às recomendações.