Banco Central
Edifício-sede do Banco Central no Setor Bancário Norte, em Brasília,.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central alterou cronograma de implementação do open banking no país e a fase 3, prevista para ser iniciada na próxima segunda-feira, 30 de agosto, foi postergada para 29 de outubro. O anúncio foi feito por meio de nota, divulgada no início da noite desta sexta (27). De acordo com o BC, a decisão atende pedido feito pela estrutura responsável pela governança da implementação do open banking e "decorre da necessidade de ajustes nas especificações técnicas, que comprometeu o prazo para realização de testes para a certificação das instituições".

Conforme informação prévia divulgada pelo jornal Valor Econômico, bancos e fintechs integrantes do Conselho Deliberativo do open banking apontavam dificuldades para o cumprimento do calendário definido pelo BC, considerado muito apertado. A fase 2 de implementação do chamado Sistema Financeiro Aberto foi iniciada em 13 de agosto e não teria havido tempo suficiente para correções após essa etapa.

O Banco Central não informou se serão necessárias outras mudanças no cronograma por causa da alteração de data comunicada agora.

A fase 3 do open banking prevê a integração de serviços de iniciação de pagamentos, com a possibilidade de realização de compras e transferências fora do ambiente do banco (aplicativo ou internet banking). O Pix deve ser o primeiro meio de pagamento contemplado, seguido por outros formatos em meses posteriores, com inserção de TED, boletos e débito em conta.

Após essa etapa, haverá ainda uma quarta fase, que compreende o compartilhamento de informações sobre produtos de investimentos, previdência, seguros, câmbio, entre outros, ofertados e distribuídos no mercado.