André Brandão, presidente do Banco do Brasil
André Brandão, presidente do Banco do Brasil| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quatro conselheiros do Banco do Brasil se manifestaram sobre uma "possível" substituição do presidente André Brandão. Na ata da reunião extraordinária do conselho do banco realizada na última terça (2) consta uma manifestação de desagravo a Brandão feita por Hélio Magalhães, José Guimarães Monforte, Luiz Serafim  Santos e Paulo Roberto de Lima. A informação foi revelada pelo jornal O Globo.

De acordo com a publicação a ata traz o trecho de que em "apenas cinco meses de mandato, [Brandão] evidenciou sua capacidade de liderar a organização para além dos desafios que se impõem à competitiva indústria financeira, no melhor interesse da Companhia e de seus stakeholders, tendo demonstrado alta performance na implementação da Estratégia Corporativa aprovada por este Conselho para o quinquênio 2021/2025."

Ainda segundo a ata da reunião, diz o jornal, os conselheiros pedem a permanência de Brandão no cargo e "lamentam qualquer possibilidade de que referidas especulações venham a se concretizar".

A manifestação dos conselheiros do BB ocorre depois de cinco membros do conselho de administração da Petrobras pedirem para não terem seus mandatos renovados após o presidente Jair Bolsonaro indicar o general Joaquim Silva e Luna para o lugar de Roberto Castello Branco. O pedido teria ligação com o risco de ação coletiva por parte de acionistas.