Banco Central
Sede do Banco Central, em Brasília.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em nota divulgada nesta quarta-feira (14) o Banco Central informou alteração no cronograma de implementação do chamado Sistema Financeiro Aberto brasileiro, o open banking. O início da segunda fase, que estava marcado para ocorrer nesta quinta (15), fica adiado para 13 de agosto. Conforme o BC, a alteração atende "pedido formal da estrutura de governança do Open Banking" para a finalização de testes para a obtenção de certificações de homologação e registro das APIs, as interfaces de programação que permitem o compartilhamento de dados entre instituições.

A fase 2 do projeto prevê justamente o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes, mediante prévio consentimento, para que bancos, fintechs e demais instituições financeiras com as quais o correntista não tem relacionamento possam acessar seu perfil e histórico bancário. Segundo o BC, ao tornar as informações "visíveis" a concorrentes o usuário poderá conseguir benefícios como tarifas mais baixas e condições mais vantajosas.

Ainda não há informação sobre o eventual adiamento das demais fases de implementação. O cronograma do BC prevê 4 etapas, as duas últimas agendadas para 30 de agosto e 15 de dezembro. Na avaliação do Banco Central, o open banking promete promover maior concorrência, eficiência do sistema financeiro e inclusão financeira da população.