Novas regras do WhatsApp não vão entrar em vigor em fevereiro
Banco Central libera transferências e pagamentos via WhatsApp.| Foto: Pixabay

O Banco Central autorizou nesta terça-feira (30) que o WhatsApp implemente recursos que permitam pagamentos pelo aplicativo. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a empresa Facebook Pagamentos do Brasil foi aprovada como um “iniciador de pagamentos”. Com isso, os usuários poderão transferir recursos entre si. Também foram concedidas autorizações para dois "arranjos" classificados como abertos de transferência, de depósito e pré-pago, domésticos, pela Visa e pela Mastercard.

"Esses arranjos e instituição de pagamentos têm relação com a implementação do programa de pagamentos vinculado ao serviço de mensageria instantânea do WhatsApp (Programa Facebook Pay). As autorizações permitem que ele seja utilizado para realizar a transferência de recursos entre seus usuários", afirmou o Banco Central em nota.

No entanto, os pedidos da Visa e Mastercard para funcionamento de compra vinculados ao Programa Facebook Pay seguem em análise. No ano passado, o WhatsApp lançou um serviço de envio e recebimento de dinheiro no Brasil, mas uma semana depois o Banco Central suspendeu o serviço.