A análise abrange a totalidade dos impostos que os americanos pagam, não apenas impostos federais sobre a renda
A análise abrange a totalidade dos impostos que os americanos pagam, não apenas impostos federais sobre a renda| Foto: Bigstock

Um novo estudo sobre a carga tributária dos Estados Unidos mostrou que em 2018, pela primeira vez na história, os bilionários mais ricos pagaram uma taxa efetiva de imposto mais baixa do que a classe trabalhadora. No ano passado, a taxa média efetiva de impostos paga pelas 400 famílias mais ricas do país era de 23%, um ponto percentual completo abaixo da taxa de 24,2% paga pela metade inferior das famílias norte-americanas.

Em 1980, os 400 mais ricos tinham uma taxa de imposto efetiva de 47%. Em 1960, sua alíquota era de 56%. A taxa efetiva de imposto paga pelos 50% inferiores, por outro lado, mudou pouco ao longo do tempo. O estudo foi publicado no livro "O triunfo da injustiça", dos economistas Emmanuel Saez e Gabriel Zucman, e apresenta uma análise inédita das taxas de imposto efetivas dos americanos desde a década de 1960.

Saez e Zucman ainda escrevem que as famílias bilionárias controlam uma parcela desproporcional da riqueza nacional: as 400 principais famílias têm mais riqueza do que os 60% inferiores dos domicílios, enquanto os 0,1% superiores possuem tanto quanto os inferiores 80%. A análise abrange a totalidade dos impostos que os americanos pagam: não apenas impostos federais sobre a renda, mas também impostos corporativos, bem como impostos pagos nos níveis estadual e local.