Cataratas do Iguaçu
As licitações devem incluir os parques nacionais do Iguaçu (PR) – foto -,de Jericoacoara (CE) e dos Lençóis Maranhenses (MA)| Foto: Marcos Labanca/Arquivo Gazeta do Povo

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmou acordos com seis Estados para preparar a concessão à iniciativa privada de 26 parques de conservação, informou a instituição de fomento em nota divulgada nesta terça-feira (26). Os seis Estados que firmaram parcerias são Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Tocantins.

O acordo para modelar a concessão de sete unidades em Minas Gerais, incluindo os parques de Serra do Rola Moça e Ibitipoca, já havia sido anunciado em dezembro. Em Tocantins, o destaque é o Parque Estadual do Jalapão, que já estava no radar em outubro. As licitações devem incluir os parques nacionais do Iguaçu (PR), de Jericoacoara (CE) e dos Lençóis Maranhenses (MA), incluídos no Programa Nacional de Desestatização (PND) em dezembro de 2019. Essas concessões já estavam sendo desenhadas pelo BNDES em outubro do ano passado, quando o presidente do banco, Gustavo Henrique Moreira Montezano, anunciou o mapeamento de 100 unidades.