boeing-737-max
Boeing 737 Max deve retomar voos| Foto: AFP

A Ryanair anunciou nesta quinta-feira (3) a compra de 75 aeronaves 737 Max da Boeing, em um negócio avaliado em mais de US$ 7 bilhões. Até então a fabricante norte-americana só havia realizado vendas pontuais. O acordo representa um alívio para a fabricante com sede em Chicago, nos Estados Unidos, que perdeu centenas de pedidos do Max em meio à suspensão de quase dois anos, após dois acidentes fatais. No Brasil, o modelo é operado pela companhia aérea Gol.

No mês passado, porém, a agência americana que regula o setor aéreo aprovou o Boeing 737 Max para voos de passageiros novamente. Um conjunto de diretrizes de segurança e avisos para companhias aéreas em todo o mundo foram emitidos. Até novembro, as companhias aéreas e as empresas de leasing de aeronaves cancelaram cerca de 10% dos pedidos do Max pendentes da Boeing neste ano.

A fabricante, no entanto, disse acreditar que centenas de outros de seus mais de 4 mil pedidos restantes podem estar em risco por causa da saúde financeira de alguns clientes.