Os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Paulo Guedes (Economia) estão entre os convocados por Bolsonaro para debater como conter os preços dos combustíveis.
Os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Paulo Guedes (Economia) estão entre os convocados por Bolsonaro para debater como conter os preços dos combustíveis.| Foto: Anderson Riedel/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou a viagem que faria nesta quarta-feira (9) à Baixada Fluminense e vai permanecer em Brasília. Ele convocou uma reunião com três ministros e o presidente do Banco Central para discutir como conter os preços dos combustíveis em meio à disparada das cotações do petróleo, pressionadas pela guerra na Ucrânia.

Segundo a agenda oficial, o encontro vai das 11h às 11h30. Participam Ciro Nogueira, da Casa Civil; Paulo Guedes, da Economia; Bento Albuquerque, de Minas e Energia; e Roberto Campos, presidente do BC. Os três ministros já haviam se reunido na terça (8), aparentemente sem chegar a consenso.

Nesta semana, Bolsonaro cobrou publicamente uma mudança na política de preços da Petrobras, que prevê o alinhamento às cotações internacionais do petróleo. Essa atitude, porém, seria vista como uma uma retomada da prática de governos petistas, em especial o de Dilma Rousseff, de obrigar a estatal a praticar preços abaixo de mercado para conter a inflação.

Outra medida em discussão é subsidiar os preços com recursos do Tesouro. A medida seria temporária, com duração entre três e seis meses, segundo relatos que vieram a público. Em paralelo, o Senado marcou para esta quarta a votação de dois projetos que buscam conter os preços dos combustíveis.