Onyx Lorenzoni
Ministro Onyx Lorenzoni, fez um apelo para que o senado aprove a Medida Provisória 1.045, que vence no dia 7 de setembro.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta quinta-feira (26) a flexibilização nas leis trabalhistas do Brasil, afirmando que é difícil gerar emprego com regras tão rígidas. “Como é que pode gerar emprego com uma CLT tão rígida dessa forma? E quando se fala em CLT o pessoal se volta contra mim, dizendo que quero acabar com direitos”, disse o presidente, durante conversa com apoiadores em frente ao Palácio do Alvorada.

Mais cedo, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, fez um apelo para que o senado aprove a Medida Provisória 1.045, que vence no dia 7 de setembro. “Fica aqui o meu apelo público ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para que ajude. Para que mais de 3 milhões de famílias brasileiras possam ter oportunidade de buscar trabalho e possam ser qualificados para buscar melhor condição de vida”, declarou Lorenzoni.

A MP 1.045 permitiu a redução da jornada de trabalho e dos salários durante a pandemia. Parlamentares querem agora incluir nesse pacote uma espécie de “minirreforma trabalhista”, adicionando algumas medidas para flexibilizar as leis trabalhistas, como a possibilidade de contratação de jovens e pessoas com mais de 50 anos sem carteira assinada.