Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Economia

Bolsonaro justifica alta na conta de luz com nível de represas e risco de apagões

O presidente Jair Bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Ouça este conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou via redes sociais, ao justificar o aumento na conta de luz, nesta terça-feira (1º), que o Brasil corre o risco de ter apagões. Em resposta a um comentário em sua página oficial no Facebook, o chefe do Executivo ressaltou que "as represas estão em níveis baixíssimos" e que o período de chuvas ainda não veio.

Na segunda (30), no entanto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a retomada do sistema de bandeiras tarifárias na conta de luz a partir desta terça. "As represas estão níveis baixíssimos. Se nada fizermos poderemos ter apagões. Enquanto isso, o período de chuvas, que deveriam começar em outubro, ainda não veio. Iniciamos também campanha contra o desperdício", escreveu Bolsonaro.

Além disso, a situação já implicou no acionamento de termelétricas, o que pressionou o custo de geração de energia no país, que desde setembro já retomou o consumo de energia no patamar pré-pandemia.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.