Guedes
Presidente Jair Bolsonaro e ministro Paulo Guedes durante cerimônia no Planalto: acordo que destravou Orçamento de 2021 dá cheque em branco para gastos com Covid-19.| Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (26) que o governo fará, por meios legais, a recomposição do Orçamento de 2021, sancionado com cortes de recursos nas áreas de saúde, meio ambiente e de obras em andamento, entre outros. Segundo o presidente, a redução nas verbas ocorreu por uma questão técnica. Foram vetados R$ 19,8 bilhões, sendo R$ 11,9 bilhões em emendas parlamentares e o restante de despesas do próprio Executivo.

"Dizer àqueles que criticaram os cortes nos orçamentos, foi cortado sim por uma questão técnica. Mas, com toda certeza brevemente pelas vias legais, obviamente, nós faremos a devida recomposição do nosso orçamento porque o Brasil não pode e não vai parar", declarou, em evento em Feira de Santana (BA) para entrega de trecho de duplicação da BR-101.

Bolsonaro voltou a dizer que os fechamentos do comércio não foram fruto de ações do governo federal. "Está chegando a hora, pessoal. Está chegando a hora de o Brasil dar um novo grito de independência. Não podemos admitir alguns pseudo-governadores querer impor a ditadura no meio de vocês usando do vírus subjugá-los", afirmou.