Beatriz Corredor, presidente da Redeia
Beatriz Corredor Sierra, presidente da Redeia (Rede Elétrica da Espanha, hoje uma multinacional), no mês passado em Las Palmas, Ilhas Canárias.| Foto: EFE / Elvira Urquijo A.

A Redeia — antiga Rede Elétrica da Espanha — vai investir 200 milhões de euros na compra da concessão de cinco linhas de transporte elétrico no Brasil, uma operação avaliada em 815 milhões de euros que será realizada através da sua investida Argo Energia e em conjunto com o Grupo Energia Bogotá.

Conforme divulgado pela empresa neste sábado em um comunicado, o Grupo Energia Bogotá adquirirá 37,5% das ações das concessões adquiridas do fundo de investimento Brasil Energia FIP, e a Argo Energia — empresa em que a Redeia e o Grupo Energia Bogotá têm participações iguais —, com os restantes 62,5%.

Assim, a Redeia investirá 200 milhões na operação, que é a parte que corresponde à sua participação.

As cinco concessões adquiridas estão em operação comercial e totalizam 2.416 quilômetros de linhas de transmissão, 20 subestações e receitas tarifárias de 133 milhões de euros.

A Redeia destacou que esta operação fará da Argo Energia uma das maiores transportadoras de energia elétrica do Brasil, pois dobrará de tamanho e atingirá uma rede de 4.159 quilômetros no país.