Pátio da Ouro Verde, empresa de locação de máquinas e veículos.
Pátio da Ouro Verde, empresa de locação de máquinas e veículos.| Foto: Rodrigo Leal Félix/Arquivo/Gazeta do Povo

A canadense Brookfield Business Partners, investidora e gestora global de ativos reais, acaba de concluir a aquisição de 100% das ações da curitibana Ouro Verde, uma das maiores empresas de locação de máquinas do país. O primeiro negócio com a gestora foi anunciado ainda em setembro do ano passado, quando 55% dos papeis passaram para as mãos dos canadenses. Em março deste ano, o acordo para a compra da totalidade das ações foi divulgado em fato relevante. A operação, que agora resulta também em um aporte de R$ 500 milhões na empresa curitibana, é vista como fundamental para que a Ouro Verde recupere os níveis de investimento e crescimento (em torno de 20% ao ano) anteriores à crise.

A ideia é não só investir em segmentos em que a empresa já atua, como caminhões e máquinas agrícolas, mas diversificar a atuação para áreas como a florestal e a ferroviária. Com a mudança de controle, Karlis Kruklis, que comandou a empresa por mais de dez anos, deixa o cargo de CEO da Ouro Verde para cuidar de projetos pessoais. O vice-presidente sênior da Brookfield, Alexandre Thiollier, assume interinamente as funções de CEO.

Ainda no início deste ano, a Ouro Verde esteve entre as investigadas da Operação Rádio Patrulha, que apurou esquema de fraude em licitação para o fornecimento de maquinário para obras em estradas do Paraná, no programa batizado de Patrulhas do Campo, nos anos de 2012 a 2014, na gestão de Beto Richa (PSDB). Em abril, um acordo de leniência com o MP-PR e a Controladoria do estado foi firmado e a empresa se comprometeu a devolver mais de R$ 33 milhões aos cofres públicos.