“Cão robô” já é realidade; veja como ele funciona
| Foto: Divulgação Boston Dynamics

Uma espécie de “cão robô” desenvolvido pela empresa de robótica Boston Dynamics Spot, foi disponibilizada para venda, após meses de desenvolvimento. Apelidado de Spot, o robô quadrúpede apresenta um sistema de câmeras e sensores para mapear e monitorar espaços, sendo capaz de se movimentar em qualquer direção e em diversos tipos de terreno. Ele sobe e desce escadas e até levanta sozinho, caso sofra alguma queda.

Algumas funcionalidades específicas também fazem parte do sistema do Spot. Ele consegue, por exemplo, checar vazamentos de gás se tiver um detector de metano acoplado. O robô ainda consegue carregar pesos de até 14 quilos, conta com um mecanismo contra poeira e chuva e é resistente a temperaturas extremas (entre -20º C e 45º C). A velocidade máxima do equipamento é de 5 km/h e sua autonomia é de 90 minutos, mas ele traz baterias removíveis, que podem ser trocadas. Além disso, o Spot dança.

A má notícia é que o produto não está disponível ao grande público, sendo vendido apenas para empresas, que devem preencher um formulário e explicar os motivos para a compra do robô. Os valores não foram divulgados. Além disso, o estoque do Spot será limitado, pois a empresa desenvolvedora afirmou que consegue produzir apenas mil unidades do produto até o final do ano.