Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Correção de distorções

Ex-presidente do BC acredita haver espaço para aumento da carga tributária no Brasil

Armínio Fraga avalia que há espaço para pequeno aumento de carga tributária no Brasil
Armínio Fraga avalia que há espaço para pequeno aumento de carga tributária no Brasil (Foto: World Economic Forum/Arquivo)

Ouça este conteúdo

Ex-presidente do Banco Central (BC), o economista Armínio Fraga afirmou nesta segunda-feira (27) que vê algum espaço para um "pequeno" aumento da carga tributária no Brasil, como consequência de correções que poderiam ser feitas em distorções do sistema tributário e de subsídios considerados por ele ineficientes. Para ele, há subsídios e vantagens tributárias sem o "menor sentido" do ponto de vista distributivo ou de geração de competitividade. "Eu penso que, eventualmente, há espaço para pequeno aumento de carga tributária, eliminando distorções de regimes", disse o economista, em seminário online realizado pela Instituição Fiscal Independente (IFI), do Senado Federal. Ele ainda defendeu que é possível deixar o sistema brasileiro mais progressivo, mas sem radicalismo, e defendeu um "Estado médio", que funcione de forma mais eficiente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.