China habilita 24 plantas exportadoras de lácteos do Brasil
| Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

A China habilitou 24 estabelecimentos brasileiros para exportação de produtos não fluidos, como leite em pó, queijos e leite condensado. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23) pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina. A certificação estava acordada desde 2007, mas ainda não havia nenhuma planta brasileira habilitada a exportar.

"O Brasil produz 600 milhões de toneladas de leite, mas a China importa 800 milhões de toneladas, 200 milhões de toneladas a mais do que produzimos", disse Tereza Cristina. Segundo ela, a abertura vai impulsiona a cadeia produtiva do leite, que passa por um momento “muito difícil”. De acordo com o Mapa, atualmente há 1,2 milhão de pequenos produtores de leite no Brasil.

Com a China, a expectativa é que o setor leiteiro exporte US$ 4,5 milhões em queijos, segundo estimativa da Viva Lácteos - Associação Brasileira de Laticínios. Em 2018, os chineses importaram 108 mil toneladas em queijos. A importação do produto tem crescido a uma taxa média anual de 13% nos últimos cinco anos.