Larry Page, cofundador do Google e ex-CEO da Alphabet
Larry Page, cofundador do Google e ex-CEO da Alphabet| Foto: Emmanuel Dunand/AFP

A Alphabet - empresa que supervisiona a gigante das buscas e outras marcas conhecidas da companhia, como o YouTube - anunciou nesta terça-feira (3) que Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google, entregarão seus cargos de comando da empresa. Page e Brin não estarão mais envolvidos nas operações diárias, mas mantêm seus assentos no conselho da companhia e a maioria do capital votante da empresa, o que significa que as principais decisões ainda precisam do selo de aprovação de ambos.

Page já entregou o cargo uma vez antes, em 2001, a Eric Schmidt, que ocupou o cargo por quase 10 anos antes de devolver as rédeas a Page. Agora, o controle da gigante da tecnologia passará a Sundar Pichai, atual CEO do Google, que será elevado ao cargo principal da controladora e dona do buscador.

Page e Brin explicaram o motivo de deixar o comando da empresa numa carta aberta. "Com a Alphabet agora bem estabelecida, e com Google a as 'Outras Apostas' operando efetivamente como companhias independentes, é o momento natural de simplificar nossa estrutura de gestão. Alphabet e Google não precisam mais de dois CEOs e um presidente", revelou a carta.