Senadora Rose de Freitas (MDB-ES) vai presidir a Comissão Mista do Orçamento pela segunda vez.
Senadora Rose de Freitas (MDB-ES) vai presidir a Comissão Mista do Orçamento pela segunda vez.| Foto: Marcos Brandão/Agência Senado

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional foi instalada nesta quarta-feira (7). Por aclamação, a senadora Rose de Freitas (MDB-ES) foi eleita presidente da CMO. O relator-geral do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) será o deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ) e o deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA) será o relator do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). É a segunda vez que Rose irá presidir a comissão, o que já havia ocorrido em 2015.

Uma das primeiras missões da comissão é a votação da LDO para 2022. O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse esperar votar a LDO até 17 de julho na CMO e no plenário do Congresso, antes do recesso parlamentar, que ocorre entre 18 e 31 de julho. O objetivo é, respeitando os prazos, evitar a repetição do que ocorreu com o Orçamento para 2021, que foi aprovado somente em 25 de março deste ano, atrasando os trabalhos da CMO de 2022.

O relator da LDO 2022, Juscelino Filho, promete apresentar o relatório preliminar o mais breve possível para abrir o prazo de apresentação de emendas dos parlamentares e bancadas estaduais. Inicialmente, a votação do relatório final da LDO está marcada para 13 de julho. Com informações das Agências Câmara e Senado.