Telemarketing
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O brasileiro está cansado de receber ligações de telemarketing. E a prova está nas 247 mil solicitações de bloqueio delas registradas na plataforma "Não me Perturbe", no ar há pouco mais de 12 h. Neste período, 328 mil pessoas se cadastraram no portal. Desde que entrou no ar, nesta terça-feira (16), o site recebe uma média de 13 mil acessos simultâneos.

Criada pelas operadoras de telefonia como parte de um acordo de autorregulação que tem por objetivo de reduzir o volume de chamadas indesejadas, a plataforma permite ao cliente registrar seu número de telefone para evitar o recebimento de ligações para venda de produtos e serviços de telefonia fixa, celular, internet e tevê por assinatura. O cadastro permite o bloqueio de ligações de oito operadoras: Algar, Claro (e a recém incorporada Net), Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo. Entre janeiro de 2016 e junho de 2019, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) registrou 86.439 reclamações referentes a ligações indesejadas.

Para pedir o bloqueio, o consumidor deve acessar o naomeperturbe.com.br, preencher o cadastro com seus dados pessoais (nome completo, CPF e e-mail) e criar login e senha de acesso. A partir dele, poderá escolher a operadora e/ou o tipo de serviço sobre o qual não deseja receber ligações. O bloqueio é efetivado em 30 dias corridos, contados a partir da solicitação.