Comércio fechado em meio ao lockdown.
Comércio fechado em meio ao lockdown.| Foto: Lineu Filho /Tribuna do Paraná

A confiança da indústria aumentou com melhora na produção em março mesmo em meio ao recrudescimento da pandemia de Covid-19, de acordo com sondagem da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em uma escala na qual valores acima de 50 pontos representam aumento e valores abaixo desse patamar significam recuo, a produção nas fábricas evoluiu para 50,5 pontos no mês passado, após ter ficado a 47,1 pontos em fevereiro.

No comércio, por outro lado, os empresários ficaram mais pessimistas em abril, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 6,4% em relação a março, para 95,7 pontos, o quinto recuo consecutivo.

A CNI informou que, com a melhora na produção em março, quase todos os indicadores de expectativas da indústria melhoraram de desempenho em abril. "Os empresários seguem otimistas. Os indicadores de expectativa de demanda, exportações, compras de matérias primas e empregados aumentaram em abril em relação a março. Eles permanecem acima da linha de 50 pontos desde julho de 2020, indicando otimismo sustentado por parte dos empresários industriais."

Segundo a CNC, a piora na confiança do empresariado a despeito da retomada do pagamento do auxílio emergencial em abril é reflexo do recrudescimento da pandemia e da necessidade de endurecimento das medidas restritivas. A entidade defende como solução o avanço na imunização da população contra a Covid-19.