O desafio da inflação dos insumos é apontado por Martins como único potencial “inibidor” da expectativa do setor de avançar 4% em 2021.
O desafio da inflação dos insumos é apontado por Martins como único potencial “inibidor” da expectativa do setor de avançar 4% em 2021.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins, disse ter alertado o ministro da Economia, Paulo Guedes, que o problema de aumento de preço de insumos na construção civil se tornou "gravíssimo". "Falei para o ministro Paulo Guedes na sexta-feira, o problema anteriormente era grave, agora transformou-se em gravíssimo esse aumento de preço", contou nesta quinta-feira (17), em evento de balanço dos números da construção civil. O desafio da inflação dos insumos é apontado por Martins como único potencial "inibidor" da expectativa do setor de avançar 4% em 2021. A expectativa de crescimento se dá pela posição do segmento, que vendeu mais imóveis em 2020 comparado ao ano passado, mas apresentou queda no volume de lançamentos. Ou seja, a construção civil terá de entregar obras no próximo ano. "Nós temos que entregar, estamos 'vendidos'. Por isso consideramos que a grande ameaça para 2021 é o desabastecimento e o custo dos materiais. Como vamos ter que entregar, um acréscimo de custos pode ter um fardo muito grande nas empresas e nos contratos, com risco de judicialização", afirmou o presidente da Cbic, que também destacou como ponto positivo de 2021 o andamento dos contratos de concessão na área de infraestrutura. Martins exemplificou a alta dos preços pelo valor de tubos e conexões de PVC, que teve variação acumulada de janeiro a novembro de 41,11%.

A expectativa de crescimento se dá pela posição do segmento, que vendeu mais imóveis em 2020 comparado ao ano passado, mas apresentou queda no volume de lançamentos. Ou seja, a construção civil terá de entregar obras no próximo ano. "Nós temos que entregar, estamos 'vendidos'. Por isso consideramos que a grande ameaça para 2021 é o desabastecimento e o custo dos materiais. Como vamos ter que entregar, um acréscimo de custos pode ter um fardo muito grande nas empresas e nos contratos, com risco de judicialização", afirmou o presidente da Cbic, que também destacou como ponto positivo de 2021 o andamento dos contratos de concessão na área de infraestrutura. Martins exemplificou a alta dos preços pelo valor de tubos e conexões de PVC, que teve variação acumulada de janeiro a novembro de 41,11%.