Passa a vigorar, agora, a bandeira tarifária verde – a mais barata do sistema e que não gera nenhuma cobrança adicional.
Passa a vigorar, agora, a bandeira tarifária verde – a mais barata do sistema e que não gera nenhuma cobrança adicional.| Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo

A partir deste sábado (16), a conta de luz dos consumidores brasileiros deixará de ter cobrança extra, com o fim da bandeira tarifária vermelha, provocada pela situação de escassez hídrica no país. Passa a vigorar, agora, a bandeira tarifária verde - a mais barata do sistema e que não gera nenhuma cobrança adicional.

Por decisão do Ministério de Minas e Energia (MME), a bandeira vermelha incidiu nas contas de luz desde setembro de 2021, em função da falta de chuvas e, consequentemente, da redução do nível dos reservatórios. A tarifa impôs taxa extra de R$ 14,20 para cada 100 quilowatt-hora consumidos no período.

Segundo a pasta, com a melhoria das condições de chuva e do nível dos reservatórios, provavelmente, até o fim deste ano, não será mais necessário arrecadação extra para acionamento das termelétricas.

Com informações da Agência Brasil.