Banco Central
Sede do Banco Central, em Brasília.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central subiu nesta quarta-feira (22) a taxa Selic em 1 ponto, de 5,25% para 6,25% ao ano. A decisão já era esperada pelo mercado financeiro. A reunião começou na terça-feira (21) e confirmou a quinta alta consecutiva da taxa básica de juros desde março, e o maior patamar desde julho de 2019. A inflação segue com um dos principais fatores de risco no cenário econômico.

"O Copom considera que, no atual estágio do ciclo de elevação de juros, esse ritmo de ajuste é o mais adequado para garantir a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante e, simultaneamente, permitir que o Comitê obtenha mais informações sobre o estado da economia e o grau de persistência dos choques", disse o comitê em nota.

O BC aponta que altas devem continuar. A expectativa é de que o aumento de um ponto percentual seja mantido na próxima reunião do Copom, prevista para os dias 26 e 27 de outubro. O Copom defende que sejam feitas as reformas e ajustes necessários "para permitir a recuperação sustentável da economia". O mercado prevê que a taxa fique em 8,25% ao ano no final de 2021.