A taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,2% no trimestre entre novembro de 2021 a janeiro de 2022, uma redução de 0,9% em relação ao trimestre anterior.
Taxa de desemprego registra segunda queda consecutiva| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,2% no trimestre entre novembro de 2021 a janeiro de 2022, uma redução de 0,9% em relação ao trimestre anterior, entre agosto e outubro de 2021, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, esse é a menor taxa de desemprego para o período desde 2016, quando chegou a 9,6%. Atualmente a população desocupada no país chega a 12 milhões de pessoas.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), o número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado foi de 34,6 milhões no último trimestre, alta de 2% em comparação com o trimestre anterior e 9,3% na comparação anual. Já o total de empregados sem carteira assinada no setor privado chegou a 12,4 milhões de pessoas, alta de 3,6% em relação ao trimestre anterior e crescimento de 19,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o IBGE, a taxa de informalidade chegou a 40,4% dos trabalhadores (38,5 milhões de pessoas) no último trimestre.

Entre as atividades que mais contrataram no último trimestre, houve alta em Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (2,4%), Alojamento e alimentação (4,1%), Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas (2,1%), Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (1,8%) e Outros serviços (6,8%). Os demais grupamentos ficaram estáveis, segundo informações do IBGE.