A Ambev é uma empresa de capital aberto que produz cervejas, refrigerantes, chá gelado e água mineral
A Ambev é uma empresa de capital aberto que produz cervejas, refrigerantes, chá gelado e água mineral| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Distribuidoras de bebidas, por meio da Confederação Nacional das Revendas Ambev (Confenar), acionaram a Ambev no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e acusam a empresa de adotar condutas anticompetitivas. As práticas citadas incluem fixação do preço de revenda das bebidas, assim como controle dos custos, das margens e dos estoques das revendedoras.

De acordo com o advogado da Confenar, Ricardo Inglez, a Ambev estabelece um preço máximo para as distribuidoras venderem seus produtos. Mas a empresa também “manipularia” o preço praticado pelo varejo e, ao controlar os custos da distribuição, acabaria “obrigando” a revenda a praticar esse preço máximo para ter alguma margem.

A Ambev negou irregularidades e disse que a Confenar está usando o Cade como instrumento para pressionar uma negociação privada, em busca de “garantia de rentabilidade mínima, o que vai contra a livre iniciativa e a lógica empresarial”. Se condenada, a Ambev pode pagar multa de até 20% de seu faturamento.