Desinfecção na favela da Babilônia, no Rio, em abril: foi no segundo trimestre que a pandemia de coronavírus mais afetou a economia.
Desinfecção na favela da Babilônia, no Rio, em abril: foi no segundo trimestre que a pandemia de coronavírus mais afetou a economia.| Foto: Carl de Souza/AFP

Pesquisa da XP Investimentos aponta que 47% dos entrevistados considera que, neste momento, a economia do Brasil está no caminho errado. Este é o mesmo patamar das consultas realizadas entre março e abril, mas já apresenta uma redução de 10 pontos percentuais do pior resultado registrado no levantamento – 57% consideravam o caminho errado em maio. Em contrapartida, está crescendo o percentual de pessoas que consideram que o país está no rumo certo: somam 39% na tomada de opinião de outubro. A pesquisa da XP Investimentos foi feita em parceria com o Instituto de pesquisas sociais, políticas e econômicas (Ipespe). Foram ouvidas 1.000 pessoas em todo o país, por telefone, entre 8 e 11 de outubro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.