Varejo
Dados do Ministério da Economia apontam ainda aumento na abertura de empresas, com predominância dos setores de serviços e comércio| Foto: Sebastião Moreira/EFE

O tempo médio para a abertura de empresas no Brasil teve queda expressiva nos primeiros quatro meses de 2022. Entre janeiro e abril, o empreendedor brasileiro levou 1 dia e 16 horas para abrir um negócio, média 48% menor do que aquela registrada no mesmo período de 2021. Os dados constam do boletim Mapa de Empresas do 1º quadrimestre de 2022, divulgado nesta segunda-feira (6) pelo Ministério da Economia.

O período teve, ainda, avanço na abertura de empresas na comparação com o quadrimestre imediatamente anterior (de setembro a dezembro de 2021). O avanço foi de 11,5%, índice que coincidiu com outra alta, nos fechamentos. Apesar de o volume de negócios encerrados ter aumentado, o saldo foi positivo: com milhão e 350 mil empresas abertas e 541.884 empresas fechadas, a movimentação do quadrimestre resultou em 808.243 mais aberturas, totalizando 19.373.257 empresas ativas no país, considerando matrizes, filiais e microempreendedores individuais (MEI).

A preponderância é de empresas do setor de serviços (48,9%) e comércio (32,6%). No primeiro quadrimestre deste ano o retrato foi similar: 83,2% das empresas abertas eram desses segmentos, com 57,3% concentrados em atividades econômicas relativas à prestação de serviços.

Segundo o Ministério, “os dados demonstram a assertividade das medidas de simplificação e melhoria do ambiente de negócios implementadas ao longo dos últimos anos” e nítido avanço no processo de abertura de empresas, “cada vez mais ágil e simplificado”. Entre as iniciativas, o governo destaca medidas de acesso ao crédito – como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe, estendido em 2021) e o Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios (CRED+, voltado a MEIs e micro e pequenas empresas) – além de simplificações normativas e procedimentais do processo de abertura de empresas, estabelecidas por meio da lei 14.195/2021.

Dentre os principais tipos de empresas, o Empresário Individual (incluindo o MEI) e a Sociedade Empresária Limitada apresentaram aumento nos números quando comparados com o terceiro quadrimestre de 2021. Essas duas classificações representam 99,4% das empresas abertas entre janeiro e abril de 2022.