Um grupo de empresários propôs nesta terça-feira (16), em São Paulo, a implementação do Imposto Único no País, incidente sobre as movimentações financeiras. A ideia foi apresentada durante o lançamento oficial do Instituto Brasil 200, que contou com a presença de cerca de 400 empresários e representantes de associações de classes patronais e sindicais e também do vice-presidente da República, General Hamilton Mourão.

Em resumo, a proposta prevê a extinção de todos os mais de 90 tributos existentes hoje no Brasil, dando lugar à tributação sobre operações financeiras. "Qualquer transação financeira de conta corrente para conta corrente será tributada em 2,5% no débito e em 2,5% no crédito", explicou o presidente do Instituto, Gabriel Kanner. "A gente vai alargar a nossa base tributária, vamos passar a pegar todas as pessoas que hoje estão na ilegalidade, que estão na formalidade, mas sonegam, e que são mais de 30% da nossa economia. [...] Vamos alargar a base e trazer uma simplificação para todo mundo", pondera.

Pelos cálculos do Instituto Brasil 200, a mudança não teria impacto na arrecadação, com manutenção dos níveis atuais de arrecadação.