reforma ministerial - ministérios
A Esplanada dos Ministérios, em Brasília| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Um grupo de executivos apresentou uma proposta a parlamentares e integrantes do governo para tentar destravar reformas. Ao mesmo tempo, a iniciativa prevê a criação de um novo programa de renda básica a partir de recursos obtidos pela União com as privatizações e com a reforma administrativa, na esteira da aprovação da PEC Emergencial, que destravou o pagamento de novas parcelas do auxílio pago durante a pandemia.

O Movimento Convergência Brasil é liderado por Elvaristo do Amaral, apoiado por Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau, Hélio Magalhães, ex-presidente do Citi, entre outros.

De acordo com cálculos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) as iniciativas para reduzir a reposição de servidores, cortar salários iniciais para novos entrantes e alongar os degraus das carreiras podem resultar em impactos de R$ 202,5 bilhões a R$ 318,5 bilhões em dez anos, na União, estados e municípios.