Energia solar
Painéis solares. Imagem ilustrativa| Foto: Divulgação

A geração de energia fotovoltaica no Brasil teve crescimento de 84% em 2022. A potência instalada passou de 13 gigawatts (GW) em janeiro do ano passado, para 23,9 gigawatts (GW) em janeiro de 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

O relatório mais recente da associação, do início do mês, aponta que a energia solar se tornou a segunda maior fonte da matriz energética brasileira, representando 11,2% de toda a eletricidade produzida no país, atrás somente da hídrica (51,3%).

“Os dados demonstram o que o mercado já vinha sentindo ao longo do ano passado. Muitos consumidores estão em busca de gerar sua própria energia, de modo mais sustentável. Além disso, a escassez hídrica registrada nos últimos anos e os constantes aumentos das concessionárias fizeram com que as famílias e as empresas priorizassem a instalação de sistemas solares para reduzirem os custos com eletricidade” destaca Guilherme Nagamine, diretor da L8 Energy, empresa especializada na industrialização e distribuição de sistemas fotovoltaicos.