Petrobras
Etanol acumula alta de 21,1% desde o início do ano, conforme levantamento da ANP.| Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Aumentos recentes no preço da gasolina têm impactado diretamente o bolso dos consumidores. Acontece que o etanol, substituto automático para os carros flex, também tem apresentado alta expressiva. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o preço do etanol hidratado acumula um aumento de 21,1% desde janeiro. As informações são da Agência Brasil.

O preço médio do litro do combustível passou de R$ 3,221 para R$ 3,901, conforme o levantamento semanal da ANP. Apesar de ser mais cara do que o etanol, a gasolina comum subiu menos no período: 14,6%.

Dependendo do modelo do veículo, o etanol torna-se vantajoso quando custa até ou menos que 75% do valor da gasolina. Segundo a ANP, seis estados atingiram essa proporção na primeira semana de março: Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Sergipe.

O aumento do etanol está ligado, entre outros fatores, ao aumento da demanda. De acordo com dados do Ministério das Minas e Energia, o consumo de etanol hidratado aumentou 6,1% desde o início deste ano até o dia 23 de fevereiro, na comparação com o mesmo período de 2020. Para se ter uma ideia, na mesma comparação, o consumo da gasolina caiu 4,1%.

Além do aumento da demanda, outro fator que impacta o preço é o safra da cana-de-açúcar. A tradicional entressafra, no início do ano, encarece o preço do etanol no primeiro quadrimestre. Mas, em 2021, a oferta deve continuar baixa por ainda mais tempo. De acordo com a União da Indústria da Cana-de-Açúcar, a safra deste ano deve atrasar devido à falta de chuvas no segundo semestre do ano passado na região Centro-Sul do país. A estiagem deve atrasar a colheita, que costuma ocorrer no início de abril.