Terminal de Contêineres de Paranaguá, no Porto de Paranaguá
Terminal de Contêineres de Paranaguá, no Porto de Paranaguá| Foto: Divulgação

Os Estados Unidos impuseram uma sobretaxa de 136,78% a importações de chapas de alumínio do Brasil. Antes, a taxa estava em 49,48%. A sobretaxação foi conseguida pelos produtores de alumínio dos EUA, que acionaram as autoridades do país contra uma suposta prática de dumping (venda a preços inferiores ao do mercado) das empresas brasileiras. Além do Brasil, outros 17 países também já foram taxados preliminarmente. As investigações estão em curso e serão concluídas em fevereiro de 2021.

"As investigações constituem a mais ampla ação de fiscalização do comércio dos EUA em duas décadas ”, disse o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, em nota. "Investigações preliminares mostram que as importações de chapas de alumínio de 18 países foram objeto de dumping", completa.

O Ministério da Economia afirma que o governo tem trabalhado em colaboração com os exportadores brasileiros e com a associação setorial para "buscar defender os interesses de exportação do Brasil e para acompanhar a adequação da investigação conduzida pelos EUA às regras multilaterais".