Foto: Lionel Bonaventure/AFP
Foto: Lionel Bonaventure/AFP| Foto:

Não são só congressistas americanos que estão preocupados com a Libra. O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, confirmou que a instituição tem reservas com relação à criptomoeda anunciada pelo Facebook, que está em fase de desenvolvimento. Powell afirmou ao Congresso que a planejada moeda virtual levanta "sérias preocupações com relação à privacidade, lavagem de dinheiro, proteção ao consumidor e estabilidade financeira". Ainda de acordo com o representante do banco central americano, são preocupações que devem ser abordadas minuciosamente antes do prosseguimento do projeto.

"O processo de abordar essas preocupações, pensamos, deve ser paciente, cuidadoso e não uma corrida para a implementação", disse ele, ao revelar que o FED criou um grupo de trabalho para avaliar os riscos que a Libra pode representar para o sistema financeiro. A instituição também coordena estudos sobre os potenciais efeitos da criptomoeda, em conjunto com órgãos reguladores dos EUA, agências e bancos centrais de todo o mundo.

A Libra foi oficialmente anunciada em junho, com previsão de chegada ao mercado em 2020. O Facebook planeja disponibilizar a moeda para seus 2,4 bilhões de usuários globais por meio de uma carteira digital, disponível no Messenger e no WhatsApp, além de um aplicativo independente.