O setor de serviços encerrou 2020 com queda de 7,8%, a maior da série histórica realizada desde 2012 pelo IBGE na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).
O setor de serviços encerrou 2020 com queda de 7,8%, a maior da série histórica realizada desde 2012 pelo IBGE na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).| Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afirmou que avanços nas vacinas contra a Covid-19 e ações "fortes" monetária e fiscal fazem com que o mundo esteja "no caminho da recuperação". Na declaração a diretora afirmou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) global pode superar os 5,5% projetados pelo Fundo em janeiro, mas também enfatizou incertezas, ao falar durante reunião virtual do G-20 nesta sexta-feira (26).

"As incertezas continuam muito elevadas, já que as vacinações ainda têm um longo caminho pela frente, diante de novas ondas e variantes do vírus", declarou.

Na declaração, a diretora do FMI também defendeu crédito para empresas e famílias, a partir das circunstâncias de cada país, até a crise de saúde ser superada. "E preparem-se para os riscos e consequências inesperadas conforme o apoio político for gradualmente retirado", apontou. "Nós devemos ter aumentos nas falências e nos estresses financeiros, inclusive excessiva volatilidade nos mercados financeiros."