FMI negociará com Argentina novo pacote de ajuda
| Foto: Bigstock

O Fundo Monetário Internacional (FMI) receberá, em setembro, o ministro da Fazenda da Argentina, Hernán Lacunza, para negociar um novo pacote de ajuda financeira. "A situação continua muito difícil, mas nosso compromisso com a Argentina é forte ", disse o porta-voz do FMI, Gerry Rice, nesta quinta-feira (12). Ele indicou a necessidade de estancar o crescimento da inflação e da pobreza no país, efeitos da recessão e da incerteza eleitoral.

Após as eleições primárias de 11 de agosto, que apontaram Alberto Fernández como favorito para a votação de outubro, a moeda, a bolsa e a dívida sofreram duros golpes. Logo em seguida, o governo da Argentina pediu ao FMI que reestruture o crédito de US$ 57 bilhões concedido no ano passado em troca de um plano de austeridade. Os primeiros pagamentos estão programados para 2021, mas os mercados e os economistas apostam em um default.

Rice defende que a Argentina sofre uma nova crise de confiança "que afeta gravemente a estabilidade macroeconômica" do país. “A complexidade das condições do mercado e a persistente incerteza política tornam a situação ainda mais difícil. Isso deverá estar no centro das discussões, quando o ministro vier este mês", disse, sem dar uma data precisa.