A suspensão das operações da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) afetou mais de 45 mil passageiros.
A suspensão das operações da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) afetou mais de 45 mil passageiros.| Foto: Divulgação.

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Juliano Noman, afirmou que a paralisação dos voos da ITA pegou a agência de surpresa. Na última sexta-feira (17), a suspensão das operações da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) afetou mais de 45 mil passageiros. "Nós fomos pegos de surpresa. Não esperávamos que a companhia fosse parar", disse Noman em entrevista ao Estadão/Broadcast divulgada nesta quinta-feira (23).

A Anac é responsável por autorizar e fiscalizar a operação das empresas aéreas. A agência foi questionada por autorizar a criação da ITA pelo grupo empresarial Itapemirim, que já estava em processo de recuperação judicial. Norman afirmou que não era possível prever a interrupção dos serviços da empresa, pois o setor operacional funcionava normalmente.

"O que nos informaram, num primeiro momento, é que uma das empresas que prestavam serviços de balcão e check-in iria parar por questão de inadimplência. Por causa disso, a ITA não teria mais condições de processar os voos. Recebemos uma comunicação formal. Tudo isso aconteceu por volta das 18h de sexta-feira", disse o presidente da Anac.

Segundo ele, a ITA deverá demonstrar que tem condições para poder ser autorizada a voar novamente. "A empresa não pode parar de voar, deixar um monte de passageiro no chão e depois, simplesmente, dizer que vai voltar a voar", ressaltou.