Estudo busca mostrar que há um monopólio nas ferramentas de busca, em especial no Google
Estudo busca mostrar que há um monopólio nas ferramentas de busca, em especial no Google| Foto: PxHere

Um relatório publicado pela Sparktoro, empresa de software americana, mostrou que 50,33% das pesquisas feitas no Google resultaram em zero clique. Isso quer dizer que quando o usuário digita algum termo, acaba não entrando em nenhum dos sites listados pela plataforma. O autor do relatório, Randk Fishkin, diz que isso se deve à mudança de funcionalidade do Google, que tenta manter o internauta dentro do ecossistema da empresa ao invés de encaminhá-lo para fora.

Fishkin diz que muitas das consultas resultam em trechos de informações que são apresentados na própria plataforma e removem a necessidade de um clique. Isso faz com que sites de terceiros deixem de ser visitados. “Passamos de um marco na evolução do Google, do mecanismo de pesquisa até o jardim murado”, diz o especialista. No celular, dispositivo em que a maioria do tráfego de pesquisa ocorre, dois terços das pesquisas terminam sem um clique.