Jair Bolsonaro e Paulo Guedes
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes.| Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

Favorecido economicamente no cenário global com as sanções do Ocidente à Rússia, o Brasil deve anunciar novas medidas para atrair o fluxo de capital estrangeiro e, com isso, controlar o câmbio e reduzir o impacto da inflação. Uma das iniciativas é a isenção do Imposto de Renda (IR) sobre aplicações de investidores estrangeiros em títulos privados de empresas brasileiras, anunciado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, no dia 1º.

Segundo o jornal “O Estado de S.Paulo”, o time de Guedes já estudava a medida há algum tempo, mas o início do conflito da Rússia com a Ucrânia acelerou a decisão. Técnicos da equipe econômica estariam calculando o potencial de atração de recursos pelo Brasil diante do novo cenário mundial.

Outras ações para facilitar a entrada de capital externo teriam entrado no radar. O governo deve anunciar em breve uma série de estímulos à economia, como uma nova rodada de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), crédito para pequenas e médias empresas e até um programa de microcrédito para negativados com parte dos recursos do FGTS como garantia.