Auxílio emergencial
Aplicativo do auxílio emergencial.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal atingiu a marca dos 3 mil serviços totalmente digitalizados. Entre os serviços que podem ser realizados on-line estão o acesso ao Auxílio Emergencial, a realização da Prova de Vida digital para beneficiários do INSS, e o PIX. A pandemia da Covid-19 impulsionou o movimento de digitalização de serviços do governo. Em outubro do anos passado, por exemplo, eram mil serviços digitalizados pelo governo.

“Hoje, quase 70% de todos os 4,3 mil serviços do governo já são digitais. Nossa meta é atingir os 100% até o final de 2022, permitindo, assim, que possamos entregar aos cidadãos serviços de forma cada vez mais rápida e totalmente segura”, disse o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, em nota divulgada no site pasta.

Em março deste ano, foi lançado o programa Startup gov.br, que implementou o Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), do Ministério da Infraestrutura, para beneficiar os caminhoneiros. Mais da metade da população brasileira utiliza a plataforma do governo federal, o Gov.br.