O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a proposta será discutida em um grupo de trabalho.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a proposta será discutida em um grupo de trabalho.| Foto: Roque de Sá/Agência Senado.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta sexta-feira (28) uma proposta para aumentar de 27,5% para 30% o teor de etanol na gasolina. Silveira afirmou que um grupo de trabalho deve ser criado para debater o tema dentro do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Ele apresentou a iniciativa durante a 6ª edição da Abertura da Safra Mineira da Cana de Açúcar, em Uberaba, Minas Gerais.

“Este aumento deverá acontecer de maneira gradual, com previsibilidade e transparência. Vamos fazer essa avaliação técnica junto com a indústria automotiva e o setor produtivo de etanol para dar segurança aos consumidores”, disse o ministro. O CNPE, que discutirá a ideia, reúne 16 ministérios para estabelecer a política energética do governo.

Silveira também falou sobre a criação de um marco para o setor de biocombustíveis. Segundo o ministério, este projeto deverá ser enviado em breve ao Congresso Nacional. “Dentro do Programa, o Brasil vai valorizar a mobilidade sustentável de baixo carbono com utilização do etanol e, ainda, estimular a indústria automobilística a produzir veículos flex híbridos. Outro marco será o incentivo à produção de bioquerosene de aviação, cuja principal matéria-prima são resíduos da indústria do álcool” ,afirmou.